Legalidade

Ter uma ave só é legal se não for tirada da naturezaCompre aves somente de criadouros autorizados

 

A criação comercial de aves silvestres é uma atividade totalmente legal e regulamentada pelos órgãos públicos competentes. Entre as normas que regulamentam a atividade cita-se a Portaria Nº 118-N, de 15 de outubro de 1997, a Instrução Normativa Nº 169, de 20 de fevereiro de 2008, e a Instrução Normativa Nº 7, de 30 de abril de 2015, todas do IBAMA.


O Criadouro Currupaco é uma empresa que atua no ramo desde 2006, é registrada no IBAMA sob o número 6354358, possui todas as licenças e autorizações devidas para operar suas atividades e está integralmente de acordo com as leis e normas que regem a criação de animais em cativeiro, inclusive as acima indicadas. Os documentos do criadouro estão disponíveis para visualização no final desta página.



Pergunta frequente:
Tenho um papagaio em casa que ganhei de alguém ou era do meu pai e etc. É possível eu legalizar?
Não. Não é possível legalizar animais oriundos da natureza ou que nasceram em criadouros não legalizados. O que pode e deve ser feito é a entrega voluntária ao IBAMA de sua região. Desta forma você ficará livre de multas e processos criminais, além de estar ajudando a combater o tráfico ilegal de animais silvestres.

DIGA NÃO AO TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

Você sabe o que acontece com os animais oriundos do tráfico até chegar as suas mãos?
De 10 animais retirados da natureza , 9 morrem! Os animais morrem de sede, fome, falta de ar e, muitas vezes, são até mutilados.
O tráfico de animais é o terceiro maior comércio ilícito do mundo, só perdendo para o tráfico de drogas e de armas. Movimenta cerca de 20 bilhões de dólares por ano.
Somente a conscientização da população poderá desestimular este comércio ilegal e proteger o direito à vida e liberdade dos animais. Se ninguém comprar, ninguém venderá.

LINHA VERDE

Você pode nos ajudar a combater o tráfico ilegal de Animais Silvestres. Quer saber mais e como isso pode ser feito?
Caso tenha conhecimento de algum ato criminoso, seja ele comércio ilegal, desmatamento, caça, maus tratos, entre outros. DENUNCIE !!!!
O IBAMA é o Órgão Federal responsável pela execução, controle e fiscalização ambiental.
As irregularidades podem ser denunciadas diretamente a ele através da LINHA VERDE, criada especialmente para este fim.
A ligação é gratuita e você não precisa se identificar.

Ligue para 0800-618080 ou entre em contato através do e-mail linhaverde@ibama.gov.br

FAÇA SUA PARTE!