Quem Somos

Diga sim a natureza e não ao tráfico de animais Compre aves somente de criadouros autorizados

Criadouro comercial é definido, segundo a Instrução Normativa n° 7, de 30 de Abril de 2015, como: "empreendimento de pessoa jurídica ou produtor rural, com finalidade de: criar, recriar, terminar, reproduzir e manter espécies da fauna silvestre em cativeiro para fins de alienação de espécies, partes, produtos e subprodutos".

O criadouro Currupaco surgiu em 2006 com o objetivo de criar aves nativas e silvestres do Brasil para a comercialização como animais de estimação. As matrizes foram cuidadosamente selecionadas e adquiridas ainda filhotes de outros criadouros autorizados pelo IBAMA, ou seja, foram nascidas em cativeiro. O intuito desta selação foi para que as mesmas se adaptassem melhor ao local, formassem casais mais facilmente, se tornassem animais calmos, tranquilos e bem adaptados. Desta maneira, o nosso criadouro garante reproduções de qualidade, obtendo filhotes saudáveis, bonitos e dóceis.

É importante ressaltar que o principal objetivo do criadouro Currupaco é promover uma reprodução totalmente controlada, a fim de preservar as características das espécies, criando filhotes saudáveis, calmos e dóceis, que são ótimos companheiros de estimação. Além disto, o Currupaco também está contribuindo para inibir o tráfico de aves, que retira cruelmente a liberdade dos animais nascidos na natureza.

A nossa infra-estrutura é planejada, eficiente, funcional, moderna e de muita segurança para os animais. Como o nosso criadouro preza, em primeiro lugar, pelo bem-estar, qualidade e saúde de nossas aves, as matrizes são alojadas em viveiros grandes (aproximadamente 7m²), sendo assim um ambiente confortável e propício para criação.
Hoje, dispomos de uma das melhores tecnologias do mundo para a reprodução de aves. Chocamos os ovos artificialmente utilizando chocadeiras e incubadoras para alojar os filhotes após a eclosão dos ovos até o nascimento das penas, o que nos garante uma reprodução controlada e de qualidade.

Atualmente criamos apenas quatro espécies de aves nativas do Brasil: Ara ararauna (Arara Canindé), Ramphastos dicolorus (Tucano do Bico Verde), Amazona aestiva (Papagaio Verdadeiro) e Amazona amazônica (Papagaio do Mangue). Nenhuma destas espécies estão ameaçadas de extinção.